A cerimônia da 65ª edição do Grammy, a principal premiação da indústria musical do mundo, ocorre no domingo (5), às 22h, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O Grammy 2023 vai ter transmissão ao vivo no Brasil, a partir das 21h30min, por meio do canal de TV pago TNT Brasil, e na plataforma de streaming HBO Max. A cantora Anitta é a única brasileira indicada este ano, concorrendo na categoria Artista Revelação, uma das mais importantes da noite, junto com Música e Álbum do ano.O critério para um artista ser escolhido como revelação do ano é que ele deve ter alcançado um avanço na consciência pública e impactado o cenário musical mundial durante o período de escolha dos candidatos. Foi o que Anitta fez sobretudo com o megahit “Envolver”, que a fez ganhar prêmios inéditos para o Brasil, quebrar recordes no Spotify e entrar no Guinness, o livro dos recordes.
Nas redes sociais, a brasileira compartilhou que já está em Los Angeles e confessou estar ansiosa para o evento. É a 22ª vez que um brasileiro é indicado ao maior prêmio da música. As últimas aconteceram em 2020, nas categorias Melhor Arranjo Instrumental com Acompanhamento de Voz, com Diego Figueiredo, e Melhor Álbum de Jazz Latino, com Thalma de Freitas, porém ambos não ganharam. A última vez em que um artista brasileiro ganhou um Grammy foi em 2017, com Eliane Elias na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino.
Beyoncé é recordista na história do Grammy, com 88 indicações ao maior prêmio da música mundial
INDICADOS
A estrela pop Beyoncé lidera o grupo de músicos indicados ao Grammy esse ano e briga com nomes como os britânicos Adele e Harry Styles pelo prêmio máximo de Álbum do Ano. Ela recebeu nove indicações nessa edição do prêmio, totalizando 88 nomeações na carreira, empatando com o próprio marido, Jay-Z, como a artista mais indicada na história do Grammy. Caso ganhe com o álbum “Renassaince”, lançado em julho do ano passado, será a primeira vez que Beyoncé leva o gramofone dourado nessa importante categoria.
O rapper Kendrick Lamar, que também concorre a álbum do ano por “Mr. Morale & The Big Steppers”, recebeu oito indicações no total, seguido por Adele e a cantora e compositora Brandi Carlile com sete cada. Taylor Swift concorre em quatro categorias, incluindo Videoclipe e Música do Ano, com a versão de 10 minutos do sucesso “All Too Well”.
A premiação contará com uma série de shows de grandes nomes da música, como Harry Styles, Lizzo, Bad Bunny, Sam Smith e mais.
Agende-se
O quê – 65ª edição do Grammy
Quando – 5 de fevereiro, a partir das 21h30min
Onde assistir – TNT Brasil e HBO Max
Leia todas as notícias